19H30 | 18 NOVEMBRO 2024
TEATRO ARTHUR RUBINSTEIN
Rodrigo Costa Félix
Rodrigo Costa Félix é fadista profissional há 30 anos e uma das maiores referências da sua geração.
Tem três álbuns editados – «Fados de Amor» em 2013, ganhou o prémio Amália Rodrigues para melhor disco de Fado e foi indicado pela revista Songlines para o melhor álbum de World Music. O seu novo álbum «Tempo“ foi distinguido pela Songlines como “Top of the World”.
Para além de concertos e tours em Portugal e no estrangeiro – como por exemplo as duas tournées realizadas nos Estados Unidos em 2013 e 2014 -, realizou vários workshops e conferências sobre fado em universidades, escolas e festivais.
A sua vasta experiência e o seu profundo conhecimento do universo do Fado permitem-lhe avaliar de forma clara e informada o impacto e os efeitos das novas abordagens e influências nesta música popular, de raiz urbana, que faz parte, desde 2011, do Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Conferência: O Fado e a Liberdade
Música urbana por excelência, o Fado sempre soube ser inconformado, independente e livre.
Mesmo durante as anos negros do regime salazarista, sob a pena castradora da censura, a poesia do Fado, fosse ela de origem popular ou erudita, demonstrou sempre ser capaz de estimular e manter acesa a chama da esperança e do sonho.
Verdadeiro símbolo da resistência criativa, emocional, transcendental, o Fado do pós 25 de Abril, tantas vezes perseguido e maltratado, ganhou outras asas e conquistou o seu merecido lugar de destaque no panorama musical de Portugal e do mundo